a restauração e o ambiente

ALIMENTAR

Henrique Martins

Communications Consultant

Lisbon Sustainability Agency

Quinta-feira, 26 de setembro de 2019, às 15:42

Segundo dados do II Grande Inquérito sobre Sustentabilidade, promovido pela Missão Continente, com coordenação científica do ICS-ULisboa, verificou-se uma alteração nos padrões de consumo e de preferências alimentares dos portugueses quando comparado com os resultados do mesmo estudo promovido em 2016. Como uma decisão a pensar no ambiente, cabe por consequência à indústria da restauração uma reflexão sobre a definição do tipo de comida que servem e a sua origem, o destino dos resíduos, os materiais utilizados na cozinha e na sala de refeições, e todas as práticas internas diárias, já que terão um impacto relevante na sustentabilidade ambiental do estabelecimento.

Para além da alimentação, utilizar menor quantidade de recursos ambientais e compensar o Planeta pela utilização daqueles que são indispensáveis deve ser o lema principal, estando intimamente associado à estratégia de negócio do restaurante. Há cada vez mais espaço para melhoria, não terminando a sua responsabilidade nas fronteiras do restaurante, o que evoca o combate ao desperdício alimentar e à utilização dos plásticos, a medição da pegada de carbono, a preferência por fornecedores com preocupação ambiental, entre outros.

Fora de Portugal, existem já vários exemplos de restaurantes que fizeram da sustentabilidade uma das suas prioridades ao adotar regras que reduzam a sua pegada ambiental, e ao contribuir para causas sociais, resultando num processo de evolução que deve envolver toda a equipa.

Na LSA, avaliamos as práticas internas e os utensílios usados no dia-a-dia de um restaurante, bem como a sua cadeia de fornecimento, visando a implementação de medidas a pensar no Planeta e na comunidade que o venham a tornar mais sustentável. Como esta pode e deve ainda ser uma oportunidade de comunicação, importa apostar em relações estratégicas com os stakeholders que reconheçam as melhorias adotadas e as divulguem junto das suas respetivas audiências.

gri_logo_core.jpg

Política de privacidade © 2019 Lisbon Sustainability Agency. Todos os direitos reservados.