o que são eventos sustentáveis?

turismo e cultura

Henrique Martins

Communications Consultant

Lisbon Sustainability Agency

Sexta-feira, 27 de setembro de 2019, às 10:15

Todos sabemos que as marcas dependem dos eventos para promovem os seus produtos e serviços. Estes são sem qualquer dúvida uma importante ferramenta de comunicação e um canal de disseminação de mensagens que visa promover a visão da empresa, aumentando a sua exposição pública de forma instantânea. No entanto, organizar um evento envolve, por norma, recorrer à utilização de uma ínumera quantidade de recursos, no que toca ao espaço, ao catering, à luz, à decoração, ao gifting e receção de convidados, bem como todas as restantes logísticas indispensáveis a que tudo corra como planeado.

Assim sendo, cabe aos profissionais de organização de eventos darem asas à sua criatividade, de forma a implementarem práticas inovadoras que venham a tornar mais eco-friendly. A sustentabilidade e a preocupação com o planeta e a comunidade já foi declarada uma das tendências do momento na indústria dos eventos, o que demonstra a importância do cálculo de todos os impactos ambientais e sociais que evocam. Apesar de estes dependerem efetivamente do tipo de evento a realizar e das suas dimensões, bem como do local e da altura, é hoje impossível que um acontecimento desta natureza não deixe uma pegada significativa.

Por outro lado, os eventos podem também ser uma fonte de benefício para a comunidade local se for dada prioridade à mão-de-obra da zona a recebê-los (fornecedores e funcionários), desenvolvendo a região e as taxas de empregabilidade. Além disso, a cadeia de fornecimento do evento dever ser o mais sustentável possível, evitando a utilização de plásticos de uso único e o desperdício de água, energia e alimentos, por exemplo.

Na LSA, apoiamos os nossos Clientes na organização dos seus eventos, quer estes sejam o lançamento de um produto - envolvendo imprensa, celebridades e influencers -, uma reunião, uma conferência, uma exposição, ou até um espetáculo. Os eventos sustentáveis ganham até uma cobertura mediática e uma adesão maior por parte do público, aumentando a notoriedade da marca, revelando uma oportunidade de comunicação enquanto se protege o planeta e se contribui ativamente para a comunidade.

gri_logo_core.jpg

Política de privacidade © 2019 Lisbon Sustainability Agency. Todos os direitos reservados.