por Hotéis mais eco-friendly

turismo e cultura

Henrique Martins

Communications Consultant

Lisbon Sustainability Agency

Sexta-feira, 27 de setembro de 2019, às 16:38

Os hotéis são, por norma, o melhor lugar para se ficar durante umas férias longe de casa. Têm tudo o que uma família em viagem pode precisar: quarto, piscina, jardim, ginásio, restaurante, Wi-Fi, televisão, entre outros. No entanto, serão estes estabelecimentos e o seu dia-a-dia amigos do ambiente?

Hoje em dia, turistas de todo o mundo têm procurado cada vez mais passar as férias em eco-hotéis, ou hotéis que demonstram estar preocupados com a proteção do planeta e da comunidade. Desde as mais pequenas práticas de responsabilidade social e ambiental a certificações de sustentabilidade de grande importância, cada passo é essencial para hotéis grandes e pequenos se manterem competitivos no mercado.

A jornada para a sustentabilidade de um hotel - ou uma cadeia de hotéis - começa pelo diagnóstico tanto à sua cadeia de fornecedores como às práticas internas, relativamente a aspetos como o consumo de água e energia, as amenities oferecidas aos hóspedes, a preparação de refeições e, claro, o tratamento de resíduos - nomeadamente no que toca ao desperdício alimentar e à reciclagem. É ainda possível calcular a sua pegada de carbono, numa altura em que o Governo Português já estabeleceu como objetivo político até 2050 a redução da emissão destes gases para zero, surgindo cada vez mais hotéis com neutralidade carbónica no País.

Existem também diversas certificações de sustentabilidade dedicadas a este setor, tais como o certificado "Menos Pegada, Mais Futuro", criada pela Sociedade Ponto Verde, a célebre ISO14001, que comprova o investimento das cadeias hoteleiras em práticas eco-friendly de relevância, e ainda os selos "We Care" e "We Share", correspondentes ao compromisso com a responsabilidade ambiental e social, respetivamente, lançados pela Associação Portuguesa de Hotelaria.

Na LSA, avaliamos a cadeia de fornecimento de cadeias hoteleiras, bem como todas as suas atividades diárias com possível pegada ambiental enquanto planificamos estratégias de comunicação, resultando em campanhas de sustentabilidade integradas que têm como objetivo alavancar o negócio do Cliente e aumentar a sua cobertura medática nos diferentes meios. Também o preparamos devidamente para a obtenção de certificações como as mencionadas, já que a importância em vingar e diferenciar-se no mercado está a crescer a um ritmo rápido.

gri_logo_core.jpg

Política de privacidade © 2019 Lisbon Sustainability Agency. Todos os direitos reservados.