quintas biológicas e sustentabilidade

ALIMENTAR

Terça-feira, 1 de outubro de 2019, às 15:42

Henrique Martins

Communications Consultant

Lisbon Sustainability Agency

Segundo dados de 2016 publicados na PORDATA, Portugal encontra-se precisamente na média europeia com 2.7% de área de cultivo biológico, com a Áustria a liderar a tabela com 6.8%. Esta situação pode e deve ser identificada como uma oportunidade de expansão do sector que, se combinada com práticas e iniciativas de sustentabilidade social e ambiental, bem como a comunicação das mesmas, virá definitivamente alavancar o negócio destas quintas.

Numa quinta, ser sustentável é muito mais do que agricultura biológica. Uma análise dos fatores críticos de sucesso, enquadrada nos três pilares da sustentabilidade, permite identificar áreas de melhoria que abrem margem para uma clara diferenciação positiva com o resto do mercado. Enquanto a produção biológica já é um fator verificado nestas quintas, a sustentabilidade ambiental passa também por promover um equilíbrio dos recursos naturais e a mitigação dos impactos. A análise do ciclo de vida e do impacto das atividades quotidianas numa quinta relacionadas com o consumo de energia, o consumo de água e a produção e tratamento de resíduos possibilita uma larga melhoria ao nível do desenvolvimento sustentável. Além disso, a certificação Fairtrade vem ainda comprovar a eficácia das práticas de comércio justo ao longo de toda a cadeia de produção, garantindo transparência e boas condições de trabalho e pagamento justo para os agricultores, e aumentando o grau de confiança por parte dos Clientes, consumidores e toda a comunidade.

Na LSA, procedemos ao diagnóstico das práticas internas de quinta biológicas com o objetivo de implementar medidas de sustentabilidade mais simples e mais complexas. Preparamos também os nossos Clientes para a obtenção de certificações como a Fairtrade, acompanhada da sua comunicação às partes interessadas e ainda de parcerias estratégicas para o aumento da notoriedade.

gri_logo_core.jpg

Política de privacidade © 2019 Lisbon Sustainability Agency. Todos os direitos reservados.