sustentabilidade na saúde

saúde e bem-estar

Henrique Martins

Communications Consultant

Lisbon Sustainability Agency

Terça-feira, 3 de setembro de 2019, às 14:27

O setor da saúde tem tido um grande desenvolvimento em Portugal nos últimos anos, nomeadamente ao nível da qualidade e disponibilidade da prestação de serviços de saúde, em particular devido ao crescimento do setor privado. Existe, ainda assim, muito espaço para melhoria, principalmente no setor público, onde a sustentabilidade económica do SNS lidera o tema. Mas este setor tem também responsabilidade na proteção ambiental e social, sendo que, ao estar em período de crescimento, não faz sentido que este não seja um desenvolvimento sustentável.

O uso de recursos como a água e outros materiais é um dos aspetos a considerar, não só na quantidade consumida mas também no tipo de material, a sua origem, o impacto da sua produção e destino que lhe é dado. Da mesma forma, o uso de energia de fontes não renováveis contribui para as emissões de CO2, que sabemos estarem a aquecer o planeta e a alterar o clima, sendo relevante avaliar os aspetos da qualidade ambiental e definir um sistema de gestão orientado para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. Por fim, a integração local de cada unidade é algo que também deve ser considerado, em conjunto com as condições socioeconómicas na comunidade vizinha.

Em Portugal, poucos são ainda os exemplos de hospitais e clínicas que implementam e comunicam práticas de sustentabilidade. Já em diversos outros países, como é o caso do Brasil, uma grande parte dos hospitais têm começado a implementar políticas de sustentabilidade, recorrendo ainda a meios de comunicação para promover a educação da comunidade nesta matéria.

Na LSA, começamos por diagnosticar as práticas internas do dia-a-dia de hospitais, clínicas e outras instituições de saúde, de forma a definir pontos de melhoria e medidas a implementar de forma a tornarem-se unidades mais sustentáveis. A integração de uma estratégia de comunicação é igualmente fundamental para diferenciá-las do resto do mercado, e trazer retorno mediático a todo o investimento realizado.

gri_logo_core.jpg

Política de privacidade © 2019 Lisbon Sustainability Agency. Todos os direitos reservados.